sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Cientistas explicam "Efeito Cheerleader" de How I Met Your Mother




Efeito 'cheerleader', do seriado How I Met Your Mother, pode ocorrer de verdade. Pesquisadores sugerem que as pessoas aparentam ser mais atraentes quando estão em grupo.

   As Sitcoms americanas trabalham basicamente com o lado cômico da vida. São feitas com personagens comuns onde existem uma ou mais histórias de humor encenadas em ambientes comuns como família, grupo de amigos, local de trabalho. Em geral são gravadas em frente de uma plateia ao vivo e caracterizados pelos “surtos de risadas”, embora isso não seja uma regra.


   Sem batalhas épicas, mortes em série, dragões voadores, zumbis ensanguentados, as Sitcoms discutem relacionamentos humanos. E como nós adoramos discutir nossas relações. Na verdade, mais especulamos coisas do que as discutimos. O interessante é quando especulamos estamos, muitas vezes sem perceber, construindo hipóteses e buscando evidências para comprová-las ou rejeitá-las.


   
   Se eu tivesse que mencionar um personagem de Sitcom especulador e, ao mesmo tempo, um autêntico pesquisador construtor de hipóteses, esse personagem seria Barney Stinson do How I Met Your Mother
  Barney é um mulherengo de trinta e poucos anos, confiante, quase sempre vestindo um terno, tem preferência por mulheres com problemas de autoestima e a compromissos, e constantemente cria estratégias para ajudar Ted a conhecer mulheres. Se você é fã dessa série, provavelmente já ouviu as diversas teorias sobre as mulheres criadas por Barney. Algumas parecem malucas, mas pelo menos uma já merece o crédito.

  No sétimo episódio da quarta temporada de HIMYM, Barney explica sobre o “efeito cheerleader” (líder de torcida, em português). Durante uma conversa com seus amigos no bar, o personagem mostra algumas garotas que parecem bonitas apenas quando estão em grupo. Mas nenhuma é atraente quando vista sozinha. A cena torna-se mais hilária, pois é mostrado o Marshall vestido de mulher entre o grupo de meninas. 



   Segundo uma pesquisa feita por cientistas da Universidade da Califórnia, o efeito acontece não apenas com mulheres, mas com qualquer grupo de pessoas.  O “efeito cheerleader” acontece porque o sistema visual cria um padrão ao observar o rosto de várias pessoas em conjunto, como se fizesse uma média conjunta. Isso significa que os rostos são mais atraentes quando vistos em grupo porque se parecerem similares a um rosto médio do grupo, o que é mais atraente que o rosto individual de cada um.



Referência:

Walker , D., Vul, E. (2013). Hierarchical Encoding Makes Individuals in a Group Seem More Attractive. Psychological Science.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tiago, muito interessante o blog! Sou professor e devo utilizar seus posts nas minhas aulas! Parabéns pela iniciativa e continue postando. Ricardo, Fortaleza

Unknown disse...

Ricardo, que honra! A ideia do blog é essa também, oferecer insights e conteúdo para ser aplicado em salas de aulas assim como eu faço =)
Abraços!

 

Inscreva-se